Apesar de acharem ser a mesma coisa, existem muitas diferenças. Entenda qual a diferença entre Lettering, Caligrafia e Tipografia e melhore suas técnicas de criação.
Para começar, vamos separá-los e explicar um por um, tim tim por tim.
Tipografia
Tudo começou com a necessidade de confeccionar vários exemplares do mesmo livro, levou a criação da prensa tipográfica durante a Idade Média. Essa prensa funcionava como uma espécie de impressora manual, como um carimbo, onde o artesão diagramava a página com moldes de ferro, os tipos eram usados como prensa para carimbar a folha do livro.
A tipografia alfabetos completos e organizados – Para funcionar dentro de uma família tipográfica, como o Arial (regular, negrito, itálico…), é como uma “ciência” que estuda a criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição.
Normalmente é usado um tipo pronto e funciona como uma ferramenta dentro do Design Gráfico.
Nesse link você vai entender de forma mais aprofundada como funciona um dos pilares do Design Gráfico: https://rockcontent.com/br/blog/tipografia/ Se tem interesse pelo assunto e quer se especializar, acesse: https://www.areaz.com.br/tipografia-do-papel-ao-digital/


Caligrafia
Já na caligrafia, apesar de ter alguns parâmetros para reproduzir, são movimentos únicos, porque não importa se o artista fizer o mesmo movimento mil vezes, sempre será uma forma diferente, pois cada mão é uma mão, cada peso é um peso, cada pressão é uma pressão e por aí vai.
Conhecida como a arte da escrita bela, a caligrafia foi amplamente usada nas artes orientais e árabes. No ocidente, era muito usada para redigir documentos oficiais e livros, e por isso, a necessidade de uma padronização tipográfica, mantendo a estética e a leitura impecáveis.
Hoje, a caligrafia é mais usada para convites e produtos que precisam de uma escrita embelezada, por se tratar de uma escrita delicada, e as ferramentas também são, como canetas de bico de pena e tintas especiais. Mas, o que realmente importa para uma boa caligrafia é ter ritmo e bom gosto.
Além do uso comercial, existe uma ciência que analisa a caligrafia das pessoas, acredita-se que a partir dela é possível reconhecer os traços da personalidade. Você acredita nisso?

Lettering
O lettering, ou ilustrações de letras, é o melhor dos dois mundos. Além de trazer um estudo técnico de diagramação e coesão também traz a autenticidade do artista, que pode usar e abusar de formas, cores e elementos não tipográficos para dar expressão artística a peça.
Essa técnica exige originalidade, criatividade e sentimento, por isso que é possível traçar sensações através dele, é uma forma de expressão. Começamos a valorizar mais as coisas feitas a mão, e assim, trazemos um aspecto mais humanizado na arte.
A aplicação do lettering funciona como uma ilustração, sendo usada em canecas, camisetas, quadros, parede… Não que os outros não possam, mas é que mais comum e comercial dentro do lettering.

Se tem interesse pelo assunto e quer se especializar, acesse: https://www.areaz.com.br/lettering-criativo-2/
Resumindo, a diferença deles está na aplicação, ou seja, onde você vai usar e na produção, a forma como você cria ou reproduz.
Lettering – Estudo de aplicação, desenho de letras ou palavras
Tipografia – Aplicação de algo pronto (serifado, não serifado, cursivo, não-ocidental, display… Subcriações: normal, itálico, bold, condensado…)
Caligrafia – Movimento único, com padrão e harmonia.
Por se tratar de estudos de letras, existe uma confusão nas nomenclaturas. Para alguns, trabalhar com o lettering pode ser um empecilho, pois essa é a hora de colocar a mão na massa e criar a letra do zero.
O lettering é uma arte livre, não se trata de escrever e sim sobre desenhar, seja a mão ou de forma digital.
Como saber o que usar em um projeto?
Depende do objetivo de cada campanha, como será a aplicação e qual será o produto.
No dia a dia, você não pensa em um projeto com o tipo de escrita que vai usar, mas para enriquecer o trabalho, é importante saber suas diferenças, como funciona e suas nomenclaturas.
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