Não é novidade que as tecnologias de informação e comunicação estão intrinsecamente ligadas à vários âmbitos da vida humana no contexto em que vivemos. Ao longo dos anos, houve um aumento do número de usuários de jogos virtuais, sendo a maioria um público jovem. Não podemos ignorar também, o fato que a pandemia deixou muitos trabalhadores em regime de home office, o que, consequentemente, faz com que eles permaneçam mais tempo em casa em frente ao computador.
Nesse contexto, existe a crescente preocupação com a saúde física desses usuários, principalmente em relação ao sedentarismo e os riscos que esse processo pode causar nas pessoas. Assim, estão surgindo tecnologias, os Exergames, que tem como objetivo tornar mais atraente a prática de atividades físicas e estimular hábitos saudáveis.
O que são os EXGs?
Os EXGs, geralmente, são programas virtuais de desafios, competições, que instigam o indivíduo à atividade física, atrelado a um conjunto de técnicas que trabalham a motivação e ajudam a transformar alguns hábitos.
A gamificação se torna uma proposta interessante, pois auxilia na manutenção da saúde física de uma forma lúdica e descontraída. Aproveitando dessa vantagem, diversos segmentos estão implantando os EXGs, como academias, empresas e escolas, na disciplina de educação física.
Academias Gamificadas
Recentemente, o Parque esportivo da PUCRS implantou EXGs em sua nova academia. O coordenador, Ignaldo Paz, sinalizou quatro vantagens de frequentar uma academia gamificada:
- Atividades interativas e treinos dinâmicos.
Praticar exercícios de forma criativa tem tornado o hábito de ir à academia uma experiência única. Segundo o coordenador, a adesão à nova academia aumentou.
- Tecnologia para você treinar como quiser
Para os equipamentos de força, a Selection, tecnologia do monitor acoplado ao equipamento (Mini Unity), orienta incentiva e orienta execução do exercício a cada repetição, mantendo o controle nas fases dos movimentos.
Já em equipamentos Biocircuit, depois da primeira sessão, ficam customizados, ajustando-se de forma automática.
- On ou Offline: faça do seu jeito!
Fazendo o download do aplicativo do Parque, o usuário consegue utilizar as redes sociais, ou assistir filmes e séries por meio de Wi-Fi. Além disso, há a opção de se conectar usando a band, uma pulseira que realiza o login nos equipamentos de forma rápida e prática, auxiliando na evolução dos treinos ao longo do tempo.
- Mais saúde e qualidade de vida
Depois da pandemia, Ignaldo afirma que as pessoas têm buscado mais saúde e qualidade de vida por meio de mudanças na rotina diária. O exercício físico aumenta a imunidade, sendo uma barreira natural para doenças. Encontrar uma forma diferente de motivar as pessoas, como a gamificação, torna ela uma aliada à saúde das pessoas.
Gamificação nas empresas
A VIK é uma startup que desenvolveu um programa virtual de competições e desafios, com o objetivo de instigar funcionários de uma empresa a aderir às atividades físicas de forma voluntária.
Organizando os colaboradores em equipes, a gamificação envolve o ranking dos times, desafios por rodada, evolução de série B para série A conforme ocorrem conquistas, assemelhando-se a uma gincana.
Dependendo do resultado das equipes, eles levam um prêmio ao final das rodadas.
Resultados comprovados
Segundo uma pesquisa publicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), os exergames funcionam como fator motivacional para a prática de exercícios físicos.
Os participantes relatam, e os dados coletados acerca de seu estado emocional durante a prática, que os EXGs contribuíram para que eles realizem atividades fora do ambiente virtual.