Para trabalho exigentes, como aplicações de jogos 3D, machine learning ou qualquer outro trabalho complexo, os sistemas estão cada vez mais sendo forçados a demonstrarem sua potência. Confira abaixo para o que cada uma é usada e qual função desempenham.
O que é uma CPU?
Uma unidade de processamento central (CPU), é basicamente o cérebro do computador. Ela é responsável pela execução dos principais processos do computador. Os comandos que vem da memória RAM, por exemplo, passam por ela para serem executados.
Essa unidade auxilia em basicamente todas as funções do computador, desde carregar o sistema operacional, até a abertura de programas. A velocidade de execução dos programas também fica por conta da CPU.
O que é uma GPU?
Apesar dos avanços, a CPU ainda apresentam uma certa deficiência quando o assunto são os gráficos, devido às instruções que chegam a ela funcionarem em etapas lineares. É aí que entra a unidade de processamento gráfico (GPU), que consegue processar vários dados simultâneamente, inclusive os gráficos. São vários os núcleos que ela tem, eles são menores e mais especializados.
Quando trabalham juntos, esses núcleos oferecem grande desempenho, e o processamento pode ser divido e executado em vários núcleos, reduzindo a pressão sobre a CPU e melhorando o desempenho da máquina.
A maioria dos notebooks e computadores tem uma GPU. Nos modelos mais baratos, geralmente esse componente é integrado junto à CPU, o que diminui a eficiência em tarefas que exijam mais potência.
Qual a diferença entre uma CPU e uma GPU?
Apesar de possuírem muitas semelhanças, sendo os dois são microprocessadores baseados em silício, ambos lidam com dados e são mecanismos essenciais na computação.
A diferença está na forma de execução do trabalho. A GPU é uma estrutura adaptada para processar bilhões de cálculos por segundo, algo que é de extrema importância em jogos, por exemplo. Ela não funciona de maneira linear, como a CPU, mas sim mais como uma rede neural, que processa várias informações ao mesmo tempo. Consequentemente, isso faz com que o desempenho seja melhor.
Além disso, a GPU tem uma memória RAM própria para salvar os dados gerados. Esse componente cria um buffer para armazenar imagens, agilizando o processo para quando você precisar vê-las de novo.
Concluindo…
Enquanto a CPU é o cérebro do computador, a GPU é responsável pela leitura e execução de bilhões de dados simultâneos. Dependendo do tipo de trabalho do usuário, ele pode optar por comprá-las separadamente ou integrados, dependendo do desempenho que esteja buscando.
__________________________________________________
Gostou do conteúdo? Siga a gente nas nossas redes e fique sempre atualizado!
Instagram
Facebook
Linkedin