O Projeto Luminotécnico é a prática de analisar os ambientes e entender qual seria a melhor opção de iluminação. Os profissionais que executam essas técnicas são os lighting designers ou designers de iluminação.
Para começar um Projeto Luminotécnico é necessário fazer o estudo do ambiente. A iluminação pode variar de acordo com a função do cômodo, a quantidade de luz necessária e o nível de iluminação, para que fique confortável.
Os pontos importantes para fazer a análise e a escolha da iluminação, são:
- A altura do pé direito;
- Cores do ambiente;
- Função do ambiente;
- Potência das lâmpadas.
Com isso, é necessário se atentar aos detalhes do ambiente, pois a iluminação é fundamental esteticamente ou até mesmo para saúde e conforto.
A intenção da iluminação em ambientes internos é: modelar, ampliar, reduzir ou esconder algo. Outro objetivo é trazer conforto visual e térmico ao usuário. Já na iluminação externa tem finalidade de iluminar a vegetação, guiar um determinado caminho, e sempre pensando na durabilidade do material e economia de energia.
Os três tipos de iluminação mais usados são:
- Difusa: É a forma mais tradicional de iluminação, de maneira uniforme a iluminação ao centro do teto abrange todo o ambiente. É comum ser usada em salas, quartos e banheiros.
- Direta: São as luminárias ou abajures, pode ser usada em escritórios, salas de estudo ou home office, porém, é possível destacar itens de decoração, como quadros, plantas, esculturas etc.
- Indireta: Essa é uma técnica muito comum em gessos e revestimentos, pois a iluminação reflete no gesso, que se espalha pelo ambiente.
Mas não é tão simples assim, um projeto mal elaborado pode resultar em prejuízo. Por exemplo, em uma empresa ou casa, luz em excesso pode gerar contas energia altíssimas, além de afetar na produtividade.
Um bom projeto é pensado de maneira conjunta em todos os ambientes, visando a luz natural e a luz artificial, pensando em estratégias de economia e redução de impactos para o meio ambiente.
Para fugir do comum durante o projeto arquitetônico, existem muitas técnicas e formas tão funcionais quanto colocar uma lâmpada ao centro do teto, e que podem mostrar um toque de estilo e criatividade ao ambiente.
A profissão lighting designer está crescendo muito, e as pessoas estão tomando consciência da importância e do valor de projeto de iluminação, a ciência também está avançando e mostrando os benefícios do bom uso da luz artificial para a saúde, e isso faz com que o profissional seja valorizado. Existem poucos, mas a profissão está crescendo
O principal desafio é: os profissionais que ainda não tem noção do projeto luminotécnico tentam fazer sem conhecimento de lâmpadas e cálculos, e assim os projetos podem ser prejudicados e inadequados para certos ambientes. Outro problema são os lojistas de iluminação que não tem nenhum profissional da área para orientar e eles acabam fazendo projetos incompatíveis com os ambientes.
De acordo com a profissional de lighting designer, Adriana Tenani, os profissionais de iluminação têm um futuro promissor, pois o conhecimento nesta área pode ajudar uma loja, ou até mesmo os fabricantes de luminárias que não atendem as normas necessárias.
Adriana, relata que, “aos poucos, será possível ganhar espaço no mercado e provar como é importante fazer um bom projeto e ter um produto e um material de qualidade, para finalmente, adequar todos os projetos”.