Desde 2002, a “casa mais vigiada do Brasil” (aquela frase clássica), traz tendência não só na sua decoração mas também nas suas vinhetas de abertura. São duas décadas demonstrando as influências da época através de sala, quartos e cozinhas icônicas. E assim como a casa, as aberturas também evoluíram e trazem com elas o estilo do momento!
Pensando nisso, trouxemos as vinhetas mais marcantes e os cômodos que foram destaques ao longo das edições analisando cronológicamente a evolução da decoração e audiovisual, conforme o programa também mudava a sua estratégia de interferência. Confira!
BBB1 – BBB5
Entre a primeira e a quinta edição, o reality manteve o mesmo padrão de vinheta, com a música que perduraria até a edição atual, interpretada por Paulo Ricardo.
A decoração dos primeiros BBBs, assim como a vinheta, vinha mais sóbria com um estilo mais intimista. As cores se limitavam mais aos quartos, ambientes que sempre foram mais criativos, e a objetos decorativos que funcionavam como peças-chave.
BBB6 – BBB11
A abertura se modernizou a partir do BBB6, e começou de forma repaginada. Foi aí que surgiram os famosos mascotes robôs do BBB! Ao longo dos anos, a música de abertura também ganhou versões diferentes. Além disso, percebemos que a vinheta ficou mais colorida a cada ano e o programa mais colorido.
Na casa, não seria diferente. Ao longo das edições, pudemos ver as cores invadindo todos os ambientes. A justificativa para isso é a intenção de cativar o público, para não tornar o espaço calmo demais, o que não era o propósito do programa.
BBB12 – BBB14
A grande mudança de abertura veio na décima segunda edição do reality. Em uma pegada mais futurista, percebemos a evolução da animação dos mascotes 3D. Ao longo dessas edições, a música ganhou um ritmo mais lento, voltando a ser mais animada apenas no BBB14.
A partir da edição 12, percebemos também que o uso de cores serviu para delimitar os espaços ou até separar grupos. Os cenografistas passaram a se apegar à questão do tema, que antes ficava mais evidente só nos quartos, e que nesse momento se espalhou por toda casa.
BBB15 – BBB19
A partir da 15ª edição os participantes já não mostravam mais só o rosto, mas apareciam de corpo inteiro. Na edição seguinte, a emissora ainda estava procurando encontrar um padrão, e apostou em uma vinheta mais tecnológica com os participantes dentro de uma tela, mas bem mais evoluída e moderna do que as primeiras edições. A grande mudança veio no BBB17, quando a abertura apresentou o formato da 13ª edição, e assim permaneceu até o BBB19, com pequenas alterações.
Já nos ambientes, a decoração ficou cada vez mais temática, e em cada edição um tema era predominante, tanto na xepa quanto na casa grande.
BBB20-BBB21
O BBB 20 relembrou as outras temporadas, e com a abertura não foi diferente. Como uma releitura, a vinheta atualizou a versão da primeira edição do reality. As telas pareciam com uma TV, e os participantes apareciam em um zoom, focando no rosto. O programa contou com celebridades e anônimos dos grupos ‘camarote’ e ‘pipoca’.
As edições mais recentes foram um fenômeno diante do público, por misturar famosos e anônimos. A presença do tema na decoração se consolidou. No BBB20, a Sala Selva resultava em um visual interessante na tela, com cores marcantes e grafismos.
BBB22
A versão mais recente do reality ainda está acontecendo, mas podemos dizer que as cores vibrantes invadiram até mesmo a abertura, que ainda é inspirada na primeira versão do BBB.
A aposta na decoração é em ambientes caóticos e multicoloridos, e a intenção é projetar o caos. Beirando o exagero, parece que nessa edição os cenografistas se esforçaram para que os participantes se mantivessem ativos nos ambientes, com estampas fortes, cores e muitas formas juntas.
E aí, qual ambiente é seu preferido? Qual abertura gostou mais? Conta para gente!
Já imaginou você trabalhando nos estúdios globo na área de produção, design ou efeitos visuas? Confira nossos cursos e dê um salto na carreira!
CURSOS PRESENCIAIS – Clique aqui!
CURSOS ONLINE – Clique aqui!