Depois de passar por várias fases, a nova tecnologia encanta as pessoas e a envolve em um mundo de imersão. Venha conhecer a Realidade Virtual.
Estamos passando por uma nova Revolução Industrial, da mesma forma que aconteceram outras no passado, como a criação das máquinas a vapor, por exemplo. Hoje, transacionamos para uma era tecnológica com muitas possibilidades em diversas áreas. Com o avanço dos computadores e seus hardwares, estão disponíveis diversas soluções em termos de softwares e aplicativos, que possibilitam tornar várias áreas das nossas vidas mais fáceis, como por exemplo, a escolha de um filme para assistir em casa, o pedido de uma refeição em um restaurante, entre outras facilidades. Acompanhamos a evolução tecnológica desde quando os computadores eram grandes geringonças, sem muitas utilidades nas casas das pessoas, mas isso mudou, agora tudo está centralizado em um mini computador que todos se comunicam e carregam no bolso.
Pare para pensar nesta evolução de apenas dez anos para cá e veja quantas novas soluções tecnológicas surgiram. Agora, reflita: como vivíamos sem isso?
Pois bem, tivemos um grande avanço nessa área que nos fez pensar em várias soluções futuras, chamada de Realidade Virtual. A Realidade Virtual é uma poderosa ferramenta de imersão, onde você pode se deslocar instantaneamente para outros lugares, realidades, mundos e jogos de videogames reais. Assista o filme recentemente lançado nos cinemas, chamado “Read Player One”; talvez, ele seja uma premonição do que teremos pela frente com a evolução dessa nova tecnologia. As imagens criadas em 360º são mapeadas em um óculos VR, para literalmente “tirar” a pessoa daquela realidade.
Esta tecnologia ainda não é muito barata e estamos vivendo a transição e criação dela. Sendo assim, várias áreas ainda estão evoluindo e dando seus primeiros passos com essa nova tecnologia imersiva disponível no mercado. Novos empregos estão surgindo para os desenvolvedores, programadores e artistas, na entrega das diversas necessidades possíveis com os óculos de realidade virtual, que não são poucas.
Vamos analisar algumas possibilidades do uso da Realidade Virtual, por exemplo, a clínica Hermes Pardini, que durante as sessões de vacinação, as crianças sempre choravam ou se recusavam, isso mudou quando a clínica disponibilizou um óculos de VR para que as crianças assistissem uma animação 3D. Nessa animação, o sincronismo da enfermeira com o vídeo leva a criança para uma realidade onde ela ganha super poderes e não uma agulhada de vacina. Obviamente, não há choros e sim o encantamento da criança na hora da dolorosa aplicação da agulha, pois na mente dela, era uma pedra de fogo que a transformou em um herói.
Não podemos esquecer dos apaixonados por games e em como a Realidade Virtual poderá contribuir para proporcionar experiências mais poderosas no quesito entretenimento. Com o poder dos óculos de fechar o campo de visão panorâmica, um novo universo é criado e novos desafios e interações serão possíveis. O gamer terá o que sempre sonhou em suas aventuras: a viagem para aquele universo de forma real e não só em sua imaginação.
Assista este vídeo:
Exemplificando uma terceira indústria no uso da VR, temos a Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, que já andam a passos largos no domínio dessa tecnologia para a apresentação de projetos cada vez mais realistas e agora vivenciadas de forma fiel e presencial. Imagine um projeto de milhões sendo executado de forma errada e com incoerências de design e construção. Com a Realidade Virtual usada para a apresentação desses projetos, o cliente e o executor poderão analisar o projeto em sua versão final, antes mesmo de terem sequer aterrado o terreno. Isso pode prever e evitar possíveis erros, além de proporcionar uma análise completa do projeto para deixá-lo melhor, caso seja necessário.
Em apenas 3 exemplos, já podemos pensar em vários profissionais envolvidos na criação da solução para a Realidade Virtual. Nas diversas áreas, podemos considerar este novo profissional como um dos cargos do futuro, pois de acordo com essa enorme demanda de necessidades imersivas, precisaremos de profissionais capacitados para criar esses ambientes e interações. Artistas 3D, programadores, game designers, publicitários, arquitetos e apaixonados por computação gráfica podem comemorar, pois o mercado de soluções virtuais 3D está apenas iniciando seus trabalhos para as fronteiras do futuro com a Realidade Virtual.