O Freelancer é um profissional que presta serviços para empresas por um determinado tempo. Ele é autônomo e além de ser favorecido por questões tributárias, consegue trabalhos facilmente no mercado digital.
Provavelmente você conhece alguém que se assemelha a este perfil. Algum amigo ou familiar que para complementar a renda pega alguns serviços, ou até mesmo faz disso a sua renda mensal.
Esse tipo de trabalho se popularizou nas últimas décadas, a reforma trabalhista e a crise econômica no Brasil, influenciou algumas pessoas a procurarem, a princípio, uma renda extra. Hoje, este profissional está cada vez mais comum em algumas áreas, como designers, redatores, fotógrafos, jornalistas, programadores, músicos, pintores, profissionais de marketing, social mídia entre muitos outros. Além disso, pode ser uma ótima opção para se recolocar no mercado de trabalho.
O freelancer, em sua maioria, possui graduação e alguns até pós-graduação, o alto nível de escolaridade costuma dominar a categoria, mas não é necessário ter um diploma, dependendo do serviço que será oferecido.
Para se tornar um freelancer não é tão simples, é necessário ter organização e disciplina, pois você é dono do seu próprio negócio. Você precisa de responsabilidade, pois todos os tramites necessários vão depender de você, tanto as partes burocráticas, criativas, administrativas, negociar com o cliente, pagamentos e a entrega do serviço.
Além disso é essencial ter uma rotina e um planejamento financeiro. A rotina inclui o seu local de trabalho, que pode ser na casa, na empresa onde você presta serviço ou até uma coworking.
Sem contar o pontapé inicial, mesmo o portfólio sendo essencial, ter apenas ele não será o suficiente para adquirir sucesso na carreira. Mas um bom serviço, dentro do prazo, pode te gerar indicações. Todo o sucesso precisa de Buzz Marketing, ele é primordial e acontece em forma de consequência ao trabalho bem feito.
Calma aí, você não sabe o que é Buzz Marketing? Muito simples, é o nosso marketing boca a boca, as indicações. Com isso, você aumenta sua carteira de cliente e consegue uma renda fixa com seus serviços autônomos. Mas não se esqueça que também é muito importante dominar as redes sociais, parte dos seus clientes podem vir por ela.
Realmente, nem tudo são flores nessa profissão, assim como outras existem dificuldades, como ter que administrar o financeiro e os prazos, definir um valor para o serviço, não ter os benefícios de um CLT e agora, seu cliente se torna seu chefe.
Em contrapartida, você aumenta seu networking, tem flexibilidade de horário e o melhor de tudo, pode assumir o controle da sua própria carreira. Você está no comando, define como será seu método de trabalho.
Quando se aventurar nessa nova experiência, faça muitos contatos e se arrisque nas redes sociais, assim vai conseguir boas oportunidades. Afinal, “Manda quem pode, obedece quem precisa, muda quem tem juízo!”.
Para se tornar um profissional freelancer, você pode escolher a área que mais gosta e investir em estudo e organização! Boa sorte!