Em uma área predominantemente masculina, as mulheres que contribuíram muito para a ciência e tecnologia parecem ser minoria, e as vezes são pouco conhecidas. Nem todos sabem, mas muitas delas fizeram e fazem carreira nesse meio, trazendo grandes ideias, descobertas e acima de tudo, inspiração para outras mulheres! Conheça cinco delas (em meio a tantas!) que, definitivamente, mudaram os rumos da tecnologia.
Carol Shaw
Atenção aos fãs de vídeo games, pois essa mulher impactou diretamente na forma como os conhecemos hoje! Carol nasceu na região do Vale do Silício, e é considerada a primeira mulher a trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais.
Sendo engenheira da computação, ela criou softwares para games e consoles, sendo pioneira na geração procedural de conteúdo, que é basicamente o aumento gradual das dificuldades nas fases de um jogo, conceito que é usado até hoje em grandes franquias de games.
Além disso, foi uma das primeiras colaboradoras da Atari, chegando a trabalhar em empresas como Activision, contribuindo com diversos jogos.
Ada Lovelace
Conhecida como a “mãe da programação”, Ada Lovelace foi uma matemática inglesa que viveu em meados do século XIX, e fundadora da computação científica. Influenciada pela sua mãe, uma professora de matemática que reconhecia a importância de ensinar ciência para crianças.
Ada analisava e traduzia materiais matemáticos contemporâneos, o que ajudou para o desenvolvimento do primeiro algoritmo do mundo. Como não existiam máquinas para testar os códigos e sua lógica, isso só ocorreu após sua morte. Um prêmio com seu nome é destinado às pessoas que desenvolvem inovações nessa área.
Uma curiosidade é que, toda segunda terça-feira do mês de Outubro, é comemorado o dia de Ada Lovelace, como forma de relembrar outras mulheres importantes desse meio e apoiar outras a seguirem esse caminho.
Susan Kare
Todos conhecem e sabem o sucesso que é o design da Apple, com um visual agradável, sinônimo de sonho de consumo em todo globo. A responsável por liderar a equipe gráfica de criação da Apple na década de 80 foi uma mulher!
Susan Kare, foi responsável por redesenhar o MAC e criou ícones e fontes conhecidas até hoje, revolucionando a combinação entre design e tecnologia.
Ilustradora, designer gráfica e pintora, Susan também foi pioneira no Pixel Art. Depois de deixar a Apple, ela continuou a criar gráficos que conhecemos até hoje, como o baralho de cartas do jogo Paciência, Paypal, Facebook e Digg.
Radia Perlman
Radia Perlman é uma cientista da computação americana, conhecida como “a mãe da internet”. Formada no MIT como uma das poucas mulheres de sua turma, Perlman se tornou defensora do aumento do número de mulheres no mercado de tecnologia.
Ela foi a criadora do protocolo Spanning Tree (STP), a linguagem usada para um computador se comunicar com o outro. Ou seja, graças a ela, podemos navegar pela internet como fazemos hoje, contactando pessoas do outro lado do planeta através do computador.
Radia acredita na simplicidade e praticidade no desenvolvimento de seus projetos.
Hedy Lamarr
Muito além de uma estrela de cinema, Hedy Lammar era também pesquisadora, com grande interesse em matemática, e inventora. Ela é responsável pela criação do “salto de frequência”, um processo que envia sinais de rádio a partir de diferentes canais de frequência.
Sua criação contribuiu para a comunicação durantes a Segunda Guerra mundial, onde os sinais de rádio eram emitidos para torpedos submarinos sem serem detectados pelos inimigos.
A invenção de Hedy foi importante, pois teve grande influência nas tecnologias de GPS e Wi-Fi que usamos hoje.