Durante o South by Southwest (SXSW), um festival de inovação e tecnologia em Austin (TX), Amy Webb apresentou o Tech Trend Report 2022, um relatório de tendências lançado anualmente e que é uma das atrações mais esperadas do evento.
No evento, existem 13 grupos principais de tendências sociais, de negócios e consumo nos futuro, entre eles Inteligência Artificial, Metaverso e Trabalho e Cultura.
Segundo a futurista, a prvisão estratégica resulta em preparativos, as tendências nos fazem considerar resultados alternativos daqueles que antes imaginávamos. De acordo com Webb as previsões estratégicas
“(…) desbloqueiam algo inestimável em cada um de nós: a capacidade de reaprender como percebemos a realidade.”
A seguir, destacamos as 4 principais tendências para o futuro do trabalho de acordo com os estudos apresentados no SXSW.
Metaverso
De acordo com um estudo global, 52% dos funcionários ouvidos pela Microsoft afirmaram estar abertos para utilizar espaços digitais imersivos no metaverso para diversas atividades nos próximos anos. Mar Gonzalez Franco, principal pesquisador da Microsoft Research, o metaverso e os avatares aproximam as pessoas, e fazem com que elas se sintam mais juntas, mesmo estando separadas fisicamente.
Algumas empresas surpreendem e já estão usando o metaverso para o recrutamento para a contratação de novos profissionais, como é o caso da Samsung.
Viver em 1º lugar
Nos ultimos dois anos as prioridades dos funcionários mudaram, sendo que 53% estão inclinados a priorizar a saúde e o bem estar ao invés do trabalho do que antes da pandemia. A família e a vida pessoal aparecem como prioridade para 47% dos participantes do estudo da Microsoft, em vez do trabalho.
Além do salário, existem outros aspectos que foram descatados pelos candidatos como “muito importantes”, sendo eles: cultura positiva, benefícios de saúde mental e bem-estar, senso de propósito e significado, horários de trabalho flexíveis.
A semana de 4 dias
Alguns países como Bélgica, Reino Unido e Japão estão testando o modelo da semana com 4 dias, sem prejuízo da produtividade. No Brasil, a martech Winnin, decidiu estabelecer a semana de quatro dias depois de registrar um melhora de pontualidade e produtividade no período de experiência. A empresa concluiu que o sentimento de pertencimento, orgulho e propósito em relação à empresa subiu 17%% entre os funcionários.
Inteligência Artificial x Empregos
A grande questão é se a inteligência artificial irá tirar empregos dos humanos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a inteligência artificial e a automação irão criar quase 100 milhões de novos empregos nos próximos 3 anos e também modificar funções já existentes.
Inicialmente, a IA será usada para automação de processos repetitivos, exigindo assim que os trabalhadores se concentrem em ´´areas exclusivamente humanas, as human skills. O pós pandemia mudou o foco da força de trabalho, sendo que o mais vantajoso será o foco nas habiilidades, e não nas funções.
Gostou?
Siga a gente em nossos canais e fique por dentro de novos conteúdos!
Facebook
Instagram
Linkedin